O Laboratório

História

O Laboratório de Ensino de Sociologia da Escola Estadual Magno Claret, pretende ser um espaço de reflexões e (in)formação sobre o ensino de Ciências Sociais na educação básica.  Bem como nas suas potencialidades que envolvem a compreensão do contexto social. Das tensões, conflitos e mudanças em que estão organizados os/as discentes, docentes e os indivíduos em interação com a sociedade.

As Ciências Sociais surgem a partir de marcos históricos e das alterações no tecido social que modificaram as relações sociais, políticas, econômicas, culturais; como, por exemplo: -a revolução industrial e a revolução francesa-, a fim de tentar explicar tais fenômenos, estudando sistemática e metodologicamente o comportamento social dos grupos e as interações humanas.

A Escola Magno Claret está localizada em Pedro Leopoldo, município de Minas Gerais, em um  território composto por comunidades marcadas pelo fenômeno das desigualdades sociais, e obviamente, pelas consequências da sociedade capitalista de produção.

Um diagnóstico construído da análise de relatos dos estudantes sobre suas trajetórias em um projeto/atividade denominado (a) “Memórias de um Cientista Social”, o qual foi concluído no 4° bimestre do ano de 2018, pela disciplina de Sociologia, reuniu dados, comprovando a afirmação do problema ao qual afirmamos acima.

A propósito, o mesmo diagnóstico influenciou a criação do Laboratório de Ensino de Sociologia.   Pois, por meio destes trabalhos foram apontados dados inquietantes sobre os contextos sociais em que vivem os sujeitos da comunidade escolar. Vindo reforçar o que qualquer profissional consegue perceber no dia a dia de trabalho e aprendizado na escola: nosso “público” é formado por “jovens em situação de exclusão social”, desprovidos de recursos materiais e simbólicos.

Os relatos que apontaram para violências domésticas e sexual, depressão, uso de drogas no contexto familiar, ausência da presença do pai na educação dos filhos, tentativas de suicídio, preconceito racial, LGBTfobia, preconceito religioso, pobreza extrema, podem ser compreendidos a partir de uma análise mais criteriosa dos fenômenos sociais que atravessam os/as nossxs estudantes. Levando-nos a refletir, sobretudo, a possibilidade de pensar isso junt@s.

Os blogueiros:

Alisson Dias, licenciado em Ciências Sociais pela UFMG, especialista em Ensino de Sociologia pela UFRJ, mestrando em Ciências Sociais pela UFRRJ e professor da Rede Estadual da Educação de Minas Gerais.
| Contato: alisson.dias@educacao.mg.gov.br

Adriano Assis, Licenciado em Ciências Sociais pela FEUC/RJ, especialista em Ensino de Sociologia pela UFRJ, mestrando em Ciências Sociais pela UFRRJ, Bolsista CAPES.
contato: adrianoassis.cso@gmail.com

Contato do Lab:

E-mail: labdesociologia@gmail.com

Grupo de WhatsApp: O grupo do Laboratório de Sociologia existe para a troca de experiências que envolvem o cotidiano da comunidade escolar, ideias e sugestões de postagens, articulação dos eventos e encontros, bem como compartilhamento das publicações. Para fazer parte basta clicar aqui! 🙂