1º ENCONTRO – ESCAMBO DE VIVÊNCIAS

SOCIALIZAÇÃO DO QUE FOI CONSTRUÍDO NO 1º ENCONTRO DO ESCAMBO DE VIVÊNCIAS (30/03/2020)

ENCONTROS SEMANAIS: com duração de 2 horas, sendo eles nas Segundas-feiras, com início às 18 horas. (os primeiros 30 minutos serão dedicados para as apresentações da galera). Então, as nossas discussões sobre os temas trazidos iniciam às 18h30 [Podendo ser alterado o dia caso seja uma reivindicação da coletiva].

CHUVAS DE IDEIAS: todo encontro uma pessoa ficará responsável por registrar as principais palavras, termos, frases que apareceram nas discussões, para em seguida, serem repassadas pro Drive e servir como um relato de cada encontro.

APRESENTAÇÕES: uma ou duas pessoas escolherão através do grupo do laboratório de sociologia, no Whatsapp, se apresentarão o texto, filme ou qualquer outra coisa que fora tirada como material de reflexão para o encontro seguinte. Esta/s pessoa/s ficarão responsáveis de, no início de cada encontro, fazer uma apresentação mais geral do texto, vídeo ou filme que ficou combinado de ser visto ou lido.

ESCAMBO DE VIVÊNCIAS: a intenção desses encontros é justamente de trocarmos ideia. Seria massa, tanto nos grupos como nos encontros, todo mundo se sentir livre para mandar sua opinião, que também pode ser uma notícia que leu, um texto que conhece, um poema, uma música (ou seja, qualquer instrumento que sirva para pensarmos/refletirmos coletivamente), pois tudo isso, poderá ser instrumento de criação/ação e principalmente porque, todas e todos nós temos diferentes saberes – seja eles teóricos e ou práticos – “Todas e todos nós sabemos um pouquinho de alguma coisa que talvez outra pessoa não saiba e por isso, pode ser importante para a outra/outro”.

NARRATIVAS DIGITAIS: Outra sugestão é produzirmos Storytelling (metodologia utilizada para criação e contação de histórias “memoráveis” construída através de roteiros). Com a adequação proposta por Ravi, optamos por chamar esta possibilidade de atividade de “Narrativas Digitais”; podemos desdobrar esta proposta de diversas formas, por exemplo:

(1) Produzirmos vídeos (curtos e seguindo um roteiro) que podem ser criados a partir de desenhos, imagens, depoimentos, escrita de textos, poemas, músicas dentre outras sugestões e ou outras formas de criação, contando as nossas histórias, ou as histórias das nossas quebradas, ou do nosso país, ou do mundo; 

(2) Produzirmos uma Narrativa digital a partir de cada encontro/temas abordados fazendo analogias entre encontro/temas/contexto;

(3) Fazermos num determinado momento, uma espécie de linha do tempo do grupo, contando um pouco das histórias e trajetórias presentes nos encontros.

*Observação: essa ideia está em construção.

  • TRILHA SONORA: Iniciaremos e encerrarmos todos os encontros com uma trilha sonora cabulosa.

  • RESUMO NO DRIVE: os resumos dos encontros ficarão guardados na nossa pasta no resumo drive, podendo ser acessado por todes que quiserem. 

  • -PARA O 2º ENCONTRO: O grupo tirou duas atividades bem legais que serão a mola propulsora para o nosso próximo encontro: (1) Assistir ao filme “Bacurau” (Assista aqui) e (2) Ler o texto “O discurso da servidão voluntária – Etienne de La Boétie” – Fonte: http://www.culturabrasil.org/zip/boetie.pdf

  • PRÓXIMA PLATAFORMA: Para garantirmos um encontro mais proveitoso para todes, tiramos que até sexta-feira dia 03 de abril, ocorrerá uma votação no grupo de Whatsapp para decidirmos se utilizaremos a plataforma Skype, Hangouts ou Discord. Utilizamos o Hangouts neste primeiro encontro, porém, de acordo com o Welberth (que também tá colando com a gente no rolê), o Discord gasta menos dados e seria melhor para quem não tem wi-fi. 

ATÉ BREVE!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *